12 de ago. de 2011

AS PROVAS DO ENEM DESTE ANOI SERÃO REALIZADAS NOS DIAS 23 e 24 DE OUTUBRO, EM TODO O PAIS

A prova do Enem, diferentemente do vestibular tradicional, é mais focada em assuntos de repercussão nacional. Assim, notícias como os atentados recentes na Noruega e a guerra civil na Líbia têm menos chances de aparecer. O professor de história Elias Feitosa, do cursinho Poli Vestibular de SP, dá dicas de quais os temas da atualidade podem aparecer no exame.
- MATRIZ ENERGÉTICA - tema polêmico do primeiro semestre do ano foi a instalação da usina hidrelétrica Belo Monte."O debate agora é saber se o Brasil vai ter fôlego energético para sustentar o seu crescimento econômico. Questões como energia sustentável, a volta do risco de apagões e a utilização de energia nuclear são assuntos que podem aparecer no Enem", explica o professor. Fique ligado: O desastre na usina nuclear de Fukushima (Japão), ocorrido em março deste ano, forçou o Brasil, e o mundo todo, a repensar seu projeto de energia nuclear. O acidente aconteceu durante o período em que o país foi afetado por acidentes naturais, que causaram mais de 13 mil mortes.

- ETANOL - O Brasil se tornou referência em produção e tecnologia de pesquisa do etanol, a questão agora é entender os possíveis desdobramentos da utilização deste combustível renovável. "A competitividade com os EUA para a exportação do etanol e a possibilidade de aumento nos preços dos alimentos, devido à destinação de terras para a monocultura da cana-de-açúcar (empregada para produzir o etanol) são ganchos que a prova pode utilizar para formular questões", diz Feitosa.
Fique ligado: Embora muitas pessoas afirmem que a produção do etanol contribui para o desmatamento da floresta Amazônica (visando buscar novas áreas para o plantio), é importante destacar que o maior responsável pelo desmatamento é a pecuária.

- GESTÃO DE DILMA ROUSSEFF - A primeira mulher a assumir o poder no Brasil-República, Dilma adotou uma postura diferente de seu antecessor com relação política internacional. "O primeiro semestre de 2011 mostrou uma grande diferença entre os governos Lula-Dilma. Dilma não tolera nações que apoiam ditaduras ou cometam crimes contra os direitos humanos, por isso o afastamento Brasil-Irã, após ótimos anos de relações entre os dois países, ocorreu no início do ano", comenta o professor.
Fique ligado: Não é a primeira vez que uma mulher governa a nação. A princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, assumiu o poder, no Brasil-Império, em três ocasiões, em uma delas, assinando a Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil.

- PLANO REAL E CRISE FINANCEIRA - Nos últimos três anos, o Real passou por uma grande valorização com relação às principais moedas internacionais, incluindo o dólar. Isso se deve, em parte, ao momento vivido pelo País, que, mesmo não sendo uma potência de primeiro mundo, possui uma forte estabilidade econômica. "O que pode acontecer é a prova utilizar uma notícia da crise financeira para traçar um paralelo com o cenário econômico europeu atual e o do Brasil nos anos 1990, quando a nação vivia momentos turbulentos economicamente", detalha Feitosa.

Fique ligado: Este ano morreu o ex-presidente da república Itamar Franco. Durante o seu mandato foi implementado o plano real, que garantiu uma maior estabilidade da economia brasileira.